sábado, 29 de agosto de 2009

O QUE É O VEGETARIANISMO?


O que é um regime vegetariano?

É aquele regime que exclui a ingestão de produtos de carne e peixe e faz dos produtos vegetais a base da sua dieta alimentar. As únicas coisas que este tipo de regime admite ingerir são os ovos e o leite, declarando que estes dois produtos não são os animais em si mesmos mas produtos que, sendo de origem animal, não causam nem sofrimento nem a morte dos animais em causa. A este tipo de regime é dado o nome de ovo-lacto-vegetariano.

Existem ainda os regimes: vegan e derivações do regime que acima aconselhamos (lacto – vegetarianos e ovo-vegetarianos).

Vegan – São os radicais que excluem carne, peixe e todos os produtos de origem animal.

Lacto-Vegetarianos – Excluem peixe, carne e os ovos.

Ovo-Vegetarianos – Excluem peixe, carne e os lacticínios

Em nossa opinião estas três últimas opções não se adequam bem ao ser humano podendo causar sérias perturbações se mantidas por períodos longos, dadas as carências que provocam. Não cabe aqui neste espaço manter qualquer tipo de polémica com seguidores de outros regimes, pois este blogue destina-se apenas à divulgação da cultura vegetariana.

Razões para se optar por um Regime Ovo – Lacto - Vegetariano

Quem adopta este regime poderá fazê-lo por diversas razões. De entre elas salientamos várias, a saber:

- Razões Éticas e de Compaixão:

O respeito pela vida animal. Os animais são produto da Criação da Divindade tal como nós. Os seus constituintes são os mesmos que o ser humano possui. Sendo a Natureza mãe de todos os seres vivos, podemos dizer que os animais, embora sejam irracionais, sentem o sofrimento e não deveremos utilizá-los como alimento. Quem nunca visitou um matadouro que vá comprovar o que se diz aqui.

- Razões Ecológicas

Cem acres de terra produzem carne que alimenta 20 pessoas. Os mesmos cem acres podem produzir trigo suficiente para alimentar 240 pessoas. Como se tal não bastasse, os produtores de carne (bovina, caprina, suína, entre outros) são dos principais poluidores de água.

Para conseguirem mais terras para pastoreio, metade das florestas tropicais (entre outro tipo de florestas) têm sido dizimadas e transformadas em pasto para o gado. Que o digam os brasileiros cuja Amazónia está em perigo de deixar de ser o pulmão do mundo, com implicações directas no aquecimento global.

E quem já não ouviu falar em aquecimento global, devido à falta de vegetação, principalmente, as florestas?

- Questões Dietéticas

Quem sofre de altos níveis de colesterol ou pretende prevenir o seu aparecimento, não tem grande alternativa a não ser tornar-se vegetariano. O nível de colesterol ingerido pelos vegetarianos é cerca de 20% menor que os utilizadores de alimentação tradicional.

- Questões de Perigo para a Saúde Pública

Para não nos alongarmos muito, basta recordar as Doenças das Vacas Loucas (encefalia bovina espongiforme); frangos com nitrofuranos; porcos com peste suína africana e os peixes contaminados por mercúrio “despejado” nos mares, bem como a restante poluição. Acrescentamos que as redes de conservação de carnes e peixes, devido à ganância de quem comercializa, são congelados e descongelados e voltados a congelar se isso significar o aumento dos lucros, de nada servindo as acções de fiscalização, com algumas honrosas excepções.

- Razões Espirituais

Quem conhece verdadeiramente a constituição do Ser Humano sabe que há diversos níveis de vibração da energia. Que a ligação desses diversos níveis produz um Ser Humano completo que funciona como um só. Mas, para não entrarmos em muitos detalhes, aqui neste espaço desaconselhados, limitar-me-ei a dizer que somos uma Alma a habitar num corpo e que os antigos Gregos já tinham como máxima “Mente sã em Corpo são”. Se pretendermos ter uma atitude espiritualizada deveremos purificar o veículo corporal, para que a alma se possa expressar o melhor possível. E só há uma possibilidade de o purificar: É através da alimentação que é o meio mais natural e ideal.

- Razões de Bom Senso

A carne tem sido sinónimo de proteínas e estas são necessárias à alimentação humana. Pergunto: Onde vão buscar os herbívoros essas proteínas? Para quê comer a sua carne, que já contém todas as substâncias tóxicas que o animal expulsa do seu organismo, quando podemos ir buscar essas proteínas directamente à fonte tal como eles o fazem? Então e as rações e os compostos químicos que são ministrados para que se desenvolvam mais rapidamente?

- Razões Económicas

Se atentarmos bem nas razões ecológicas, depressa chegaremos a estas razões. Se podemos produzir cem acres de cereais que alimentam as 240 pessoas, para quê introduzir no sistema de produção de alimentos, a criação de gado que vai sempre encarecer o produto final, com os matadouros, a produção de carne e seus derivados, fábricas, transporte, poluição, etc, para alimentar apenas 20?

São as razões económicas, com os seus interesses instalados, com a sua rede de manipulação psicológica que vêm mantendo toda a situação que se vem tornando cada vez mais insustentável.

Estas são apenas algumas das principais razões pelas quais se deve optar por uma alimentação vegetariana, como sendo um dos regimes mais equilibrados e saudáveis.

Diversos aspectos, como proteínas, minerais, cereais, vitaminas, etc., existentes na roda dos alimentos, serão abordados noutros posts que se farão mais adiante, para se evitar uma ingestão de conceitos antes mesmo da ingestão da própria comida. Abordaremos também a célebre questão da falta da vitamina B12, atribuída ao regime vegetariano, e do modo como a resolver.


Uma curiosidade será considerar-se que o pai do Vegetarianismo foi Pitágoras.

António Machado
(Foto M. C.)

32 comentários:

  1. CARO ANTÓNIO VIM NO SEU ENCALÇO MAS OPORTUNAMENTE VOLTAREI PARA LER COM CALMA E ESCLARECER ALGUMAS DÚVIDAS..

    OBRIGADA E BOM FIM DE SEMANA

    ResponderEliminar
  2. Eu concordo plenamente com todas as razões por ti apresentadas para que todos nós adotemos uma dieta vegetariana. Muito bom. Gostei demais.Abraços!!!

    ResponderEliminar
  3. Caro Amigo,

    Concordo com tudo o que aqui li e estou em crer que, cada vez mais, as pessoas vão mudando os seus hábitos, nomeadamente os alimentares.

    Assim espero que este seu blog sirva para belas lições de culinária vegetariana também, de modo a que se possa apreciar melhor como as receitas não são chatas, morosas ou sensaboronas como muita gente pensa ácerca desta alimentação.



    Um abraço

    ResponderEliminar
  4. Amiga Pedrasnuas,

    Ainda bem que veio. Espero que este blogue lhe possa ser útil. As dicas e algumas receitas virão no próximo post.

    Pergunte sempre o que entender por bem. Se souber responder-lhe-ei com os esclarecimentos necessários. Se não souber... nada poderei fazer a não ser, eventualmente, indicar-lhe o local onde poderá esclarecer a dúvida.

    Uma boa semana.

    António Machado

    ResponderEliminar
  5. Amiga Elizabete Mattos,

    Uau! Concordar com tudo é uma situação muito rara, mas possível. Que bom.

    Obrigado pela visita.

    Posts com dicas e receitas serão os próximos

    Um abraço

    José António

    ResponderEliminar
  6. Amiga Liliana,

    E eu concordo, na totalidade, com o que diz no seu comentário.
    Seja bem vinda.

    No próximo post já constarão dicas e receitas.

    Um abraço

    António Machado

    ResponderEliminar
  7. Salvé!
    Vim até aqui pela mão da Isabel.
    Sou vegetariana(?) ainda como algum peixe - desde há 10 anos. Exclui toda a especie de carne e seus derivados. Não ingiro ovos também - a não ser quando saio e como um bolo, poque nem em casa os faço.
    Não gosto de nada o que seja integral: arroz, massa, pão inclusive - faz-me cólicas.
    Ou como pão de centeio, ou só de trigo...por aí.
    Bebo leite, manteiga magra e queijo. Saladas e muita fruta; chás de ervas e muito raramente café de cereais também.
    Não como nada mais. Alias faço apenas 1 refeição por dia - o jantar - não por dieta, mas porque me basta!
    Vivo do ar pro, junto ao mar e com a serra de Sintra a 10km atrás da minha casa. Estou inserida na natureza dita protegida. Portanto, o sopro do Criador faz-se mais abertamente/incisivamente. Pratico meditção, visualização criativa, limpeza prânica - para mim e animais. Portanto sinto-me bem alimentada. Nunca vivi para comer - também...como bailarina que fui..nem podia.

    Nota:
    Em princípio não sigo blogs. O que se vê no verso do meu, foi aquela febre de quando se incia na blogosfera...depois isso passou...como tudo! - Não me apego....
    Presentemente apenas visito quem comenta algum post que publico - mas....mas.... quem define isso, é a energia que nos gere, sabe a quem tocar por necessidade de ler o que por lá escrevo....não procuro, portanto.

    Até sempre...
    Mariz

    ESPAVO! - "reconhecendo a Luz que há em si." - como em MU

    ResponderEliminar
  8. Cara Mariz,

    Obrigado pela visita e pela sua pronta declaração de intenções.

    Até sempre

    António Machado

    ResponderEliminar
  9. interessantíssimo! aliás, como já disse, tenho estes "conhecimentos" dentro de casa, uma das minhas licenciou-se em naturalogia e fez uns cursos de vegetarianismo, aprofundar conhecimentos, culinária e os ditos suplementos alimentares, "remédios" foi vegetariana durante uns anos, mas hoje come de tudo... outra é ovo-lacto vegetariana e come algum peixe, quando estou com ela, na holanda, como do "tacho" lá de casa e gosto bastante!
    beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Nunca é demais lembrar as razões que nos movem quando optamos por um regime alimentar saudável, como o que aconselha.
    Esperamos que tenha cada vez mais seguidores (o regime e o seu blogue, por natural consequência).

    Abraço.

    ResponderEliminar
  11. Parabéns pelo blog!

    Voltarei para reler com mais tempo.

    Desejo-lhe boa inspiração para nos apresentar as dicas, sempre úteis.

    Com amizade,

    ResponderEliminar
  12. Ola Machado, obrigada pela tua visita, e parabens pelo blog, pois está a explicar muito "direitinho" para elucidaçao de quem visita. Eu tambem me tornei vegetariana, senti saudades do peixe, e hoje sou mais Ovo-Vegetariana...

    Abracos;*

    ResponderEliminar
  13. Amiga Gaivota,

    Muito obrigado pela visita.

    Vai ver que as receitas aqure aqui apresentarei são muito simples e saborosas.

    Um abraço

    José António

    ResponderEliminar
  14. Cara Oliva Campos,

    Muito obrigado pela visita e pelo comentário.

    Um abraço

    António Machado

    ResponderEliminar
  15. Cara Rosa Dourada,

    Obrigado pela visita e volte sempre pois encontrará aqui receitas e muitas dicas úteis.

    Um abraço

    António Machado

    ResponderEliminar
  16. Amiga Luz,

    Obrigado pela visita e espero que este espaço lhe continue a agradar.

    As receitas vão agora seguir-se.

    Um abraço

    António Machado

    ResponderEliminar
  17. Viva, António.
    Agradeço-lhe a visita e o convite.

    Agradou-me deveras a sua postura sensata e as explicações dadas.

    Desejo.lhe êxito nesta sua tarefa ( não gosto muito do termo "missão", desculpe).

    Não será esta a única vez que aqui virei.

    Bem haja!

    ResponderEliminar
  18. Amiga São,

    Ainda bem que veio e que não seja a última visita.

    Verá que as receitas que apresentarei são muit gostosas e simples.

    Um abraço

    António Machado

    ResponderEliminar
  19. BRAVO!!!
    ADOREI ESTE ESPAÇO
    DESEJANDO MUITO SUCESSO,
    EFIGENIA COUTINHO

    ResponderEliminar
  20. Amiga Efigênia Coutinho,

    Obrigado pela sua visita.

    Vou passara divulgar receitas e outros truques culinários.

    António Machado

    ResponderEliminar
  21. Entendo o vegetarianismo como uma filosofia de vida. Confesso que nunca me seduziu... nem deixou de seduzir.
    Irei ficar atenta. Nunca é demais obter conhecimentos acerca de variados temas.
    Obrigada.

    ResponderEliminar
  22. Amiga Fa menor,

    Muito obrigado pela sua visita.

    Esperemos que as receitas e as dicas que aqui forem dadas lhe possam ser úteis.

    Um abraço

    António Machado

    ResponderEliminar
  23. Olá meu querido amigo António

    Nem imagina a diferença abismal entre nós, eu infelizmente para a minha pessoa destesto mesmo comer verduras, desde sempre e sei o porquê e tenho consciencia de que me faz um mal terrivel e mais tarde ou mais cedo sofrerei com isso, mas a ingestão de legumes ou frutas está completamente fora da minha dieta, não consigo apesar de tentar sempre, comer algo que me saiba a verde, apenas na sopa um ou dois ingrediente no maximo (Couve e feijão.

    Peço desculpa, mas sou a excepção que confirma a regra, comam todos muitos vegetais que faz muito bem à saúde.

    Um grande abraço para si e obrigado pela visita

    ResponderEliminar
  24. Gostei bastante do que li, penso que aos poucos vamos aprendendo a alterar a forma de nos alimentar,pois no fundo esta muita coisa envolvida como tão bem especificaste neste belo poste
    beijos

    ResponderEliminar
  25. Olá querido António!

    Obrigada pelo convite. Adorei o post, com alertas bem directas.

    Também eu, no último post, me deu para falar da carne... Andamos em sintonia. Ainda bem. Continuemos assim o nosso caminho de Luz.

    Beijinhos de Amor e Luz

    ResponderEliminar
  26. Querido Amigo António Gallobar,

    Obrigado pela sua visita.

    A sua posição, tão respeitável como qualquer outra, baseia-se na posição de que a alimentação vegetariana é "comer ervas". Ora isso é, completamente, errado.

    Se até uma salada é temperada, o resto da comida também o deve ser. Uma feijoada se seitan é tão saborosa como uma feijoada à transmontana. Um tofu à lagareiro é tão gostoso como o bacalhau à lagareiro ou outro qualquer prato.

    A experiência que tenho, mesmo que cozinhe para não vegetarianos e que vêm relutantemente provar, é que toda a toda gente que prova, só falta lamber o prato. Porquê? Porque a comida está temperada e hoje os produtos vegetarianos são tão parecidos com os outros...

    Vá a um restaurante vegetariano (a um bom, claro) e experimente.

    Se passar aqui em Lisboa, diga, pois lhe ofereceremos uma pequeno buffet vegetariano para provar...

    Um abraço

    António Machado

    ResponderEliminar
  27. Querida Amiga Multiolhares,

    Muito obrigado pela tua visita. O teu comentário é tão verdadeiro.

    Quando vemos que algo novo é mais saudável, só temos que romper com o que é conhecido e experimentar o que é desconhecido.

    Beijos também para ti.

    António Machado

    ResponderEliminar
  28. Querida Amiga Angel of Light,

    Obrigado pela visita.

    Temos que ir tentando mudar mentalidades para criamos um mundo melhor.

    Um abraço e venha sempre.

    António Machado

    ResponderEliminar
  29. Ola Antonio!
    Boa tarde.
    Parabens pelo seu blog, muito interessante, nao sou vegetariana, mas adoro alguns pratos .

    Aguardo algumas receitas...faço uma massa com soja que é uma delicia.
    Deixo um bjo e o meu sorriso.
    Bea

    ResponderEliminar
  30. Olá Amiga Beatriz,

    Ainda bem que veio visitar este meu espaço.

    Tente fazer esparguete à bolonhesa, mas em vez de carne utilize soja granulada, que depois de estar de molho por 10 minutos e de a água ser escorrida, está pronta para ser passada por alhos, cebolas num pouco de azeite, com alguma rodelas de chouriço de soja. Bastam dez minutos com o lume no mínimo. Tempere com um pouco de sal, soyu, noz moscada, uma pitadinha de pimenta de cayene. Passados os 10 minutos está pronta. Se cozer esparguete por 10 minutos, o passar por água fria e azeite com alhos picadinhos, só falta fazer o molho de tomate com muita cebola e tomate pelado e um pouco de azeite. Misture um pacotinho de açucar para cortar a acidez do tomate.

    E tem os três ingredientes necessários: soja granulada, esparguete e molho de tomate.

    O segredo está apenas na utilização do chouriço de soja ao qual pode retirar a pele e ralá-lo como se ralam a casca dos limões, isto antes de o juntar à soja com o azeite, etc.

    Experimente.

    Um abraço e volte sempre

    ResponderEliminar
  31. DESTA VEZ SERIA IMPERDOÁVEL VIR E NÃO LER O TEXTO...SÃO BOAS AS SUAS RAZÕES E COM MUITA LÓGICA ... EU VOU PONDERAR MELHOR SOBRE O ASSUNTO...ATÉ PORQUE NESTE MOMENTO CONHEÇO ALGUÉM QUE É VEGETARIANO...

    OBRIGADA PELA SUA PRESENÇA

    ResponderEliminar
  32. Agradeço, pois ler tua publicação foi aumentar a Luz em meu caminho... Sendo ovo-lacto-vegetariana, se exulta nossa Alma com texto desta qualidade e tão oportuno!!!
    abraços!
    PS: adoro as receitas... e muito me são úteis!

    ResponderEliminar